Rogério Baraquet lança cd autoral no próximo dia 15.

Com show de lançamento do cd Consequências marcado para o próximo sábado dia 15, o músico e compositor santista Rogério Baraquet contou ao Sempre em Santos um pouco da sua trajetória.
Ele que tocou ao lado de bandas como Titãs, relata que seu primeiro contato com a música foi ao ouvir a sua mãe cantarolando o Samba da Benção, de Vinicius:
“Eu devia ter uns 3 anos de idade. Logo depois, provavelmente influenciado pelo programa Jovem Guarda que passava na TV na época, eu devo ter pedido para meus pais me comprarem vários discos do Roberto Carlos, de quem sou fã até hoje. Ouvia muito Simonal também. Cresci num ambiente muito musical, com músicos de seresta e chorinho – amigos da minha mãe – frequentando minha casa quase que semanalmente. Não tenho antepassados próximos ligados à música mas minha mãe sempre me incentivou a seguir esse caminho. A grande revelação musical na minha vida, o que determinou que eu queria mesmos er músico, foi quando assisti ao filme “Help!” dos Beatles na TV, aos nove anos. Daí pra frente meu destino estava traçado”.
Mas foi em 1984, quando começou a tocar com a banda Ecossistema (formada por Rogério na guitarra, João Maria no vocal, Waldir Gonçalves na bateria e o recentemente falecido Junior Reis no baixo). O músico relatou que considera seu primeiro show profissional um que foi realizado no Madame Satã (SP) em novembro ou dezembro daquele ano. E sobre ter tocado com bandas nacionalmente conhecidas, ele mesmo descreve a experiência:
“É muito emocionante entrar num palco e ver uma platéia grande, mas é uma grande responsabilidade entreter o público que na verdade está esperando outra atração. Tenho uma história engraçada em relação a isso quando abri um show do Karametade (com a banda Cara Pálida) e quando íamos terminar nos pediram para continuar tocando porque a banda principal ainda não havia chegado. As tietes da primeira fila ficaram revoltadas porque acharam que nós estávamos atrasando a entrada do grupo. O irônico é que o baterista do Karametade hoje toca comigo (Dodô Arruda)”.
Popular na região pela atuação em bandas como Arte Cínica e Ecossistema, seu último trabalho foi lançado em 2014 com o grupo Sidarta e agora com um trabalho totalmente autoral, Rogério explica como definiu a escolha das faixas:
“Eu tinha dezenas de músicas que fui compondo ao longo desses 32 anos e ia engavetando, pensando “um dia eu gravo”. Por total incentivo da minha esposa Diana e também estimulado pelo meu show de trinta anos de carreira, em 2014 na Pinacoteca, resolvi finalmente tomar vergonha na cara e gravar. Selecionei umas 30 entre as que considero melhores e dessas trinta selecionei as onze do disco, buscando o máximo de diversidade. A ideia é gravar uma trilogia que finalizará com um livro contando as histórias por trás de algumas das canções, em forma de contos”.
Quem ouvir Consequências vai conferir uma sonoridade que valoriza a música brasileira, com melodias que remetem ao rock, pop, bossa nova e samba.
Como músico contemporâneo, 52 anos de idade e que vivenciou mudanças de cenário no sentido da divulgação da música, enfatizou o papel da tecnologia para divulgar e viabilizar o novo projeto

baraq
Imagem: Reprodução Redes Sociais.

:
“Acho absolutamente fundamentais as plataformas – incluindo Youtube e redes sociais – são ferramentas poderosíssimas mas existem formas de usá-las corretamente para um melhor aproveitamento da divulgação e nem todo artista conhece esses caminhos. Eu sou de uma geração que tinha imensa dificuldade em fazer seu trabalho chegar nas pessoas e, apesar de hoje haver uma diversidade infinitamente maior de músicos produzindo, a tecnologia permite que você chegue em muito mais pessoas muito mais facilmente e diretamente.Sem contar o quanto a tecnologia ajuda na produção. 90% do meu CD foi gravado em meu home studio. Isso seria impossível há 20 ou 30 anos atrás”.
O show de lançamento acontece dia 15 no Teatro Municipal Braz Cubas, às 21h00.

Anote!
Local do show: Av. Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias.
Ingressos R$ 10,00 (Podem ser adquiridos uma hora antes do show na bilheteria).
Site do Rogério: https://www.rogeriobaraquet.com.br


Deixe um comentário